O que é? Para que serve a psicoterapia?
A Psicoterapia tem como objetivo proporcionar apoio psicológico e psicoterapêutico para enfrentar dificuldades ou problemas específicos, assim como ajudar a otimizar o funcionamento da pessoa nas diversas áreas da sua vida (por exemplo, pessoal, familiar, académica, profissional, social), promovendo a sua saúde mental e bem-estar emocional.
Este serviço foi desenvolvido para atender jovens, adultos, pais e famílias que procuram apoio psicológico e psicoterapêutico.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a saúde é definida como um “estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doença”. Assim, a saúde física (do corpo) e a saúde mental (da mente) estão interligadas.
A saúde psicológica não se resume à ausência de perturbações mentais mas refere-se a um estado de bem-estar em que a pessoa é capaz de:
- funcionar de forma plena nas esferas pessoal, familiar, académica, profissional e social, aproveitando ao máximo as suas capacidades e potencialidades;
- desenvolver autoconhecimento e crescimento pessoal;
- enfrentar e gerir os problemas e desafios do dia a dia;
- viver de forma plena e satisfatória.
Estudos científicos mostram que 1 em cada 5 pessoas lida com problemas que podem ser abordados pela Psicologia. Assim como procuramos um médico quando sentimos sintomas físicos (como dores de cabeça ou estômago), também podemos recorrer a ajuda psicológica quando enfrentamos sintomas emocionais ou dificuldades comportamentais.
Problemas e distúrbios de saúde mental podem surgir em qualquer pessoa, independentemente do género, idade, etnia, religião, nível educacional ou socioeconómico. Estas dificuldades podem afetar os sentimentos, pensamentos e comportamentos, causando sofrimento e interferindo nas atividades diárias, seja em casa, no trabalho, na escola ou em situações sociais. Por isso, procurar ajuda psicoterapêutica pode ser essencial para restaurar o bem-estar e a qualidade de vida.